segunda-feira, 11 de março de 2013

Vale na Argentina!

Escrevi um post alguns dias atrás justamente sobre privatização, onde comentava sobre a Vale, que foi privatizada mas que ainda é "estatal", principalmente com a saída do ex-presidente da vale (Roger Agnelli).

A Vale terá uma prova de fogo agora, onde poderá ser constatado se ela é uma empresa que visa lucro, ou seja, realizar seu trabalho de forma eficiente e eficaz, ou se é uma empresa política, que visa a troca de favores políticos.

Hoje a Vale deverá decidir se investirá U$6 bilhões em uma mina de potássio no nosso vizinho Argentina de Cristina, um investimento altíssimo em um país que não apresenta nenhuma estabilidade jurídica para tal investimento, como vimos no caso da Repsol (empresa espanhola expulsa da Argentina). A diretoria da Vale tende a paralizar o investimento devido ao risco, mas a presidente Dilma tem uma agenda nos próximos dias (que foi alterada pela morte de Hugo Chaves) na Argentina.
A Argentina por sua vez ameaça retalhar a Vale caso o investimento não seja feito (desapropriando a mina), o que prova mais uma vez a insegurança que é investir nesse país como em outros de regime populista, que a bel prazer podem de uma hora para outra retalhar caso algo não ocorra como o desejado por eles.

Veremos como essa "novela" se desenrolará e qual será o comportamento da Vale, de uma empresa privada ou pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário