sábado, 2 de março de 2013

Privatizar o Brasil!

A solução é Alugar o Brasil?

Como diria o Raul Seixas, será que a solução é alugar o Brasil?
A pergunta é vai um pocuo mais além, qual é a função do estado?

Não é nada fácil de responder, mas temos alguns exemplos bons e ruins, primeiramente, na minha opnião, a função do estado é a de fiscalizar e gerenciar, mas não de executar, a razão é uma só, a ineficiência que o estado possui.
O estado tem que ser transparente, prestar contas e agir conforme as leis impostas.
Mas já foi mais do que visto que o estado como executor é ineficiente, gera insegurança e portanto não presta um bom serviço.
Quem entende mais de saúde, um hospital albert einstein ou um hospital público? Qual rodovia é melhor, uma privatizada ou uma federal?
O que o estado deve por obrigação fazer é forçar licitações HONESTAS, visando o bem do povo, incentivando a concorrência. Essa é a parte que é difícil de ser feita, em todos os governos sempre houveram denuncias de corrupção entre outas mazelas.
Não é alugar o Brasil, mas privatizar o que o estado não é bom em fornecer ao povo brasileiro.
Um caso triste e que demonstra os problemas de ingerência do estado são as "privatizadas" Petrobras e Vale.
A Vale acabou de divulgar na data de 28/02 o pior resultado dos últimos 9 anos, o estranho que na época que Agneli (ex-presidente da Vale e que comprou muitas brigas com o governo por entender que estava dirigindo uma empresa com fins lucrativos e não uma ONG) isso não ocorreu e ele foi " forçado" a se retirar da presidencia.
O mesmo praticamente ocorre com a Petrobras, empresa que anuncia a autosuficiência, pré-sal, etc.. mas não consegue acompanhar os preços praticados no mercado externo.
São empresas que poderiam gerar muito mais riquezas se fossem tratadas como empresas e não como plataformas de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário