terça-feira, 5 de março de 2013

Populismo...Problema ou solução?

Uma "nova" forma de governar está tomando conta da America Latina, governos populistas estão crescendo em diversos países, como Bolívia (Evo), Equador (Rafael), Argentina (Cristina) e o mais famoso e talvez, polêmico de todos, Venezuela com o Hugo.
Com o famoso discurso que o Rico sempre tenta tirar proveito dos mais pobres, que o empresário está ganhando dinheiro do funcionário, esse governos tem se expandido de uma forma rápida na América Latina. Será que realmente eles estão conseguindo achar uma saída na qual a democracia e o capitalismo não acharam para as diferenças sociais?

Está se tornando cada vez mais comum nesses países, os governos "tomarem" de volta o que é do povo, como empresas de petróleo, tv, rádio, usinas, etc... Um exemplo que ocorreu a pouco tempo foi com a Argentina que " tomou de volta" de uma empresa espanhola o controle do petróleo no país, minha pergunta é, o que isso realmente melhorou para o povo? Com a alegação que é uma área importante (a energética) e sem dúvida é super importante, a Argentina se viu no direito de desapropriar, não sei se esse é o melhor termo a ser usado, essas empresas.
O que isso gera na verdade é uma instabilidade política, jurídica e financeira do país, e não uma melhora. Pois qual investidor irá apostar e investir na Argentina (por exemplo) com esse risco enorme, e caso o faça, será cobrado um "risco país" altíssimo devido a essa insegurança.
O Brasil, com a Vale e outras empresas, tem bastante investimento no país vizinho, mas as obras estão paradas, justamente pelo risco país. Muitos fornecedores que poderiam estar produzindo e entregando para essas empresas estão paradas e mais uma vez, que está perdendo é o POVO, o mesmo povo que foi a motivação é a maior vítima.
Será que foi realmente bom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário