segunda-feira, 18 de março de 2013

Mercosul - Argentina x Brasil

O Mercosul foi criado para criar uma área de troca de mercadorias e serviços entre os países participantes, visando facilitar e eliminar, ou ao menos diminuir, a burocracia entre esses países.

Não é o que está sendo visto entre o Brasil e a Argentina, onde aumentaram as barreiras impostas pelo país vizinho.
Tanto aumentaram que o saldo da balança do Brasil para com o vizinho encolheu 65%, mas isso ocorreu  praticamente somente com o Brasil (o Canadá também teve redução, mas se pegarmos em números absolutos não é tão representativo quanto os do Brasil), vejamos, a Alemanha cresceu 52%, os EUA 29% e a China 14%, detalhe, esses países não estão no Mercosul.
Então para que esse mercosul?
A Vale tomou uma decisão semana passada que foi de não realizar investimentos em uma mina na Argentina, devido aos riscos (comentei outro dia), e a presidente Cristina, já fez ameaças de "tomar" a mina de volta.
Esse tipo de política protecionista não é boa para ninguém, de imediato ao Brasil é pior, mas a longo prazo para a Argentina é muito pior.
Os termos do Mercosul tem que ser revistos e realmente favorecer a troca de produtos para os países pertencentes, caso contrário só será mais uma sigla bonita para ser utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário