domingo, 17 de março de 2013

Empreendedorismo no Brasil

Somente os guerreiros conseguem empreender no Brasil!

Sábado estive em um sítio com ex colegas de turma de administração para discutirmos sobre empreendedorismo e inovação no Brasil, juntamente com excelentes professores da USP e a CEITEC (Encubadora de empresas). A conclusão que cheguei após um dia inteiro de discussões, é que realmente tem que ser por amor para empreender e inovar no Brasil, vamos os porquês.
Somos criados (pais e escolas) a não empreender e não inovar, onde o sonho que se acaba criando é o de trabalhar em uma grande empresa (não existe nenhum defeito em se trabalhar em uma grande empresa, mas empreender também é muito bom), além disso, não podemos errar, mas inovar é estar aberto a erros e aprender com eles, portanto essa formação mata um dos princípios da inovação.
As leis, trabalhistas, fiscais, etc... não ajudam o pequeno empreendedor, existe muita burocracia ao se criar uma empresa, o que desestimula e encarece o produto ou processo inovador.
Os "acomodados" não querem que pessoas com boas ideias (o que pode ser dentro da própria empresa) apareçam com algo novo pois isso dará muito trabalho, e tirará da zona de conforto exigindo um trabalho e um risco extra.
Investimento financeiro é uma outra dificuldade para se obter, o dinheiro existe, mas conseguir provar que o projeto do empreendedor é merecedor dessa quantia que é o difícil, e o empreendedor por falta de conhecimento acaba recorrendo a bancos com taxas absurdas e juros abusivos, inviabilizando qualquer negócio.
Quando teremos um Brasil bom para todos, inclusive para os empreendedores e inovadores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário