quarta-feira, 13 de março de 2013

Ciclo faixa e a educação

O povinho mal educado o nosso...

Mais um acidente, dessa vez a vítima um trabalhador pedalando para chegar ao seu trabalho teve seu braço decepado e arremessado como se fosse um pedaço de lixo em um rio, ou melhor, córrego de SP.
Mais uma notícia triste, causada por um motorista que após sair de uma balada e ingerir 3 vodkas, acaba mudando drasticamente a vida de um trabalhador.
Costumo pedalar todos os domingos, para quem não é de SP, existe uma ciclo-faixa disponível aos domingos e feriados na cidade de SP, onde famílias passam o domingo passeando, mas um fato me chama a atenção na ciclo-faixa e depois do acidente mais ainda.
Durante todo o trajeto da ciclo-faixa, existe em cada cruzamento ou semáforo uma pessoa com uma placa de pare, para indicar que a preferencial naquele instante não é dele, a pergunta é, será que essa pessoa estivesse lá na hora que o ciclista estivesse passando (por volta das 6 da manhã) isso não teria acontecido?
Precisamos de uma pessoa em todo cruzamento para indicar que devemos parar e olhar?
O problema é mais grave, é a falta de educação mesmo, seja ciclista, pedestre ou motorista, nenhum é educado.
Estamos acostumados a ter sempre uma "babá" para dizer que devemos olhar para os dois lados, cruzar com atenção, etc... onde na verdade não deveríamos necessitar.
Duvido que se essas "babás" estivessem no local do acidente, este teria sido evitado, e como não há como saber, nunca terei a resposta. Mas é mais provável que se houvesse uma punição maior e uma educação melhor isso teria sido evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário