terça-feira, 26 de março de 2013

Motos em SP

A cidade de São Paulo estuda mais algumas medidas sobre a circulação de motos na cidade.
Hoje em dia já existe a proibição do tráfego deste veículo na via expressa da marginal tiete, a ideia é ampliar também para a marginal pinheiros e outros pontos da cidade. Será que essa medida diminuirá o número de acidentes?

Não existem ainda estatísticas sobre isso, na marginal tiete, mas provavelmente não indicarão uma diminuição considerável no número de acidentes. Esses, na grande maioria dos casos, são ocasionados em cruzamentos, onde um dos condutores (moto ou outro veículo) acaba desrespeitando alguma lei (furando o farol por exemplo).

Algum tempo atrás estava para entrar em vigor uma outra lei, muito pior que essa, que era a proibição de se levar garupa. A alegação era que a maioria dos assaltos cometidos por motoqueiros, utilizava um garupa como comparsa. Ainda bem que alguma alma divina pensou, pois proibir esse tipo de transporte, só iria piorar ainda mais o transito em SP e não diminuiria o número de assaltos. O que faz diminuir o número de assaltos é a coerção e coação.

O mesmo raciocínio, voltando as proibições de rodar em algumas vias, deve ser tomado para esses casos, isto é, aplicar multas mais pesadas para os infratores, punir corretamente e educar melhor, essa é a saída e não proibir o tráfego. Parece uma mãe não deixando o filho mascar um chiclete porque ele pode engolir, ao invés de ensinar como mascar (pois mais cedo ou mais tarde ele aprenderá a mascar o chiclete, por bem ou por mal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário