quarta-feira, 10 de abril de 2013

Usinas Hidrelétricas

Após um vídeo de grande divulgação onde alguns atores globais falam que usinas hidrelétricas são poluentes, muitos acabaram embarcando nessa ideia, atores que deveriam se concentrar a fazer o que sabem (mas isso é assunto para outro dia).

O país sofre hoje com a falta de energia e um risco eminente de apagão, muito se fez contra a usina de belo monte entre outras, falando que iriam desmatar, etc...
Porém qual é a poluição gerada pelo que passamos hoje ao ligarmos as termo-elétricas que são geradas a carvão ou gás?

Nem entrarei no mérito do preço, que é muito superior a geração via usina hidrelétrica, mas só a poluição gerada justifica a criação de mais usinas hidrelétricas, contrariamente ao que os atorezinhos falavam.
Para satisfazer essa demanda por energia mais limpa, as novas hidrelétricas foram projetadas para utilizar o "fio" de água para gerar eletricidade, o que gera muito menos que se utiliza-se um reservatório para a geração, foi escolhida essa forma para reduzir a área alagada.
Porém agora o governo pretende licitar a criação de novas termo-elétricas a base de carvão (altamente poluente) para conseguir suprir a demanda de energia elétrica.

Parabéns aos que foram contra as energias "sujas" das hidrelétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário