terça-feira, 2 de abril de 2013

Déficit comercial

Importação fraca e exportação forte foi o que dominou o Brasil nesse início de 2013.O déficit é de 5,1 bilhões de reais até o momento e poderá aumentar.

O Brasil é um país tipicamente exportador de matéria prima, e viveu até 2 anos atrás uma época de vacas gordas, onde o preço das commodities só cresceu, mas o que na realidade é um superávit irreal.
Comemorávamos esse superávit uma vez que os preços aumentavam, porém digo ser irreal isso, pois não vivemos de matéria prima e sem do produto acabado, seguindo esse raciocínio, fica fácil perceber que se exportamos alguma matéria prima mais cara, quando ela retornar ao nosso país (tendo em vista que não investimos na indústria e não somos competitivos para isso) será mais cara também, e como o produto acabado (industrializado) tem um valor agregado maior o déficit comercial é uma coisa esperada.
Para conseguir equilibrar a balança, temos que vender muito, mas muito mais commodities e comprar muito menos produtos industrializados. O caminho correto, infelizmente não é o que está acontecendo, é melhorar a nossa competitividade e diminuir nossa dependência da exportação de matérias primas.

Mas infelizmente o correto não é o mais fácil e por isso continuamos dependentes e subdesenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário