segunda-feira, 29 de abril de 2013

Celulares e as operadoras

As operadoras estão fazendo um esforço para proibir a utilização de celulares "xing lings" e não homologados na anatel em suas redes, alegando que esses aparelhos que fazem com que a rede seja ruim no Brasil.

O estranho para mim é que a China e outros países, que fabricam esses celulares com 4 chips e outros, não tenham problemas tão graves quanto aos que vemos aqui no Brasil. O problema é realmente dos celulares?
As operadoras querem que à partir de 2014 apenas os celulares homologados recebam e façam ligações em suas redes, o meio que será utilizado é via o IMEI (número de identificação, em tese, único do aparelho) que poderia identificar o aparelho e autorizar a ligação, mas com isso surgem vários problemas:

1 - Os aparelhos originais, porém comprados no exterior não funcionariam. Acredito que na verdade esse seja o objetivo mesmo, impedir que o Brasileiro compre pela metade do preço o mesmo celular que será obrigado a comprar no Brasil.

2 - As operadoras e a Anatel poderá homologar celulares com apenas 1 chip, evitando assim a utilização e a concorrência entre diversas operadoras na hora de ligar.

3 - Os estrangeiros terão problemas, pois imagine na copa, um estrangeiro querendo comprar um chip para apenas utilizar aquele período que estiver no Brasil, ele terá que comprar um aparelho também?

4 - E por fim, ingenuo quem imagina que as réplicas ou falsificações não irão copiar o número dos IMEIS válidos.

Novamente o prejudicado com mais essa barreira somos nós consumidores, que ficamos de mãos atadas aos absurdos que nos são impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário