segunda-feira, 8 de abril de 2013

Autonomia do BC

Após 6 anos parado, um projeto de lei que trata da autonomia do banco central (BC) recebeu parecer favorável e seguiu para o conselho de assuntos economicos (CAE).

Resumidamente esse projeto de lei aumentará o mandato da diretoria do BC para 6 anos, o que é uma medida excelente pois não coincidirá mais com o mandato presidencial e desvinculando-o totalmente. Além disso a demissão de um membro dessa diretoria terá que ser aprovada em decisão secreta (Esse é um problema, mas assunto para outro dia) do Senado, o que inibiria as pressões que o planalto normalmente exerce sobre o presidente ou o corpo diretivo do BC.
Hoje em dia a presidente Dilma e seu ministro da fazendo Guido Mantega estão fazendo de tudo e pressionando de todas as formas o BC para que não eleve a taxa de juros novamente, tendo em vista que a inflação está saindo do controle e já está fora da meta.

Como parte de uma propaganda eleitoral "nunca antes na história desse país tivemos uma taxa tão baixa" o governo vem pressionando justamente o presidente do BC Alexandre para não executar medidas visando o mantenimento da meta da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário