terça-feira, 7 de maio de 2013

Modelos Chile x Argentina

O Chile e a Argentina tomaram caminhos diferentes na economia, países latinos com visões bem distintas. Qual modelo será o adotado pelo Brasil?

Após a ditadura de Pinochet no Chile foi adota a estratégia dita neoliberalista, crença que torna a economia mais competitiva por meio da livre concorrência os preços, as margens e a inflação teoricamente caem. Para chegar a essa estratégia as medidas tomadas foram, primeiramente as privatizações, seguido da abertura comercial com maior rigor fiscal. Logo após essas medidas o custo delas veio até 1990, onde no primeiro instante o aumento da inlfação, desemprego, crescimento menor e outros problemas sociais. Porém após 90 os benefícios começaram, crescimento acima da média, menor pobreza (aumento do poder de compra), mais emprego, maior competitividade e melhor educação.
Caminho oposto seguiu a Argentina, os Kirchner estão no poder e estão estatizando tudo, restringindo as importações, controle via estado dos preços. No primeiro instante essas medidas parecem benéficas, pois aumentam o emprego de imediato, porém o preço a ser pago no futuro é alto e já está sendo visto, como uma inflação alta, falta de produtos e perda de competitividade.

Qual modelo o Brasil está adotando? Creio estar fácil responder essa pergunta. Segundo estudo feito pelo banco mundial, o Brasil é o país mais fechado do G20 e suas políticas protecionistas estão cada vez maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário