segunda-feira, 29 de julho de 2013

ECAD

ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é uma sociedade civil, de natureza privada, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pela atual Lei de Direitos Autorais brasileira – 9.610/98.
Administrado por nove associações de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras, permite que o Brasil seja um dos mais avançados países em relação à distribuição de direitos autorais de execução pública musical. (fonte site do Ecad : http://www.ecad.org.br/viewcontroller/publico/conteudo.aspx?codigo=16)


Será mesmo??? O Brasil um dos países mais avançados ou que mais tira dinheiro para nada? Todos nós que fizermos algum evento e tiver música, temos que pagar uma taxa para o ECAD, mas para que?
No meu casamento, tive que pagar uma taxa pois tinha música ao vivo e que em tese, e põe tese nisso, seria repassado aos artistas. Pena eu não ter o contato do KISS, do Rolling Stones e outros para saber se ganharam parte do dinheiro que "dei" obrigatoriamente para o ECAD.
Isso é uma máfia, pois uma entidade privada como eles mesmos se intitulam, que estão para servir uma classe, a dos músicos, onde quase nenhum músico ganha nada como isso.
Novamente o Brasil, país das anomalias, serve de cabide de emprego e gera empresas que não trazem benefício algum para ninguém, a não ser para eles mesmos.

Luto para o fim dessas empresas (sejam públicas ou provadas) que visam burocratizar e dificultar a vida dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário