segunda-feira, 3 de junho de 2013

Xisto - a onda do momento

Os EUA está estudando essa nova fonte de energia à alguns anos e agora está se tornando realidade, mas apenas para eles.

Muito tem-se falado ultimamente nessa nova "forma" de energia,  que se encontra em uma camada de xisto, os EUA tem estudado essa forma e após mais de vinte anos de dependência total do petróleo os EUA acharam uma forma de se libertar dessa matriz energética e isso já está impactando o mundo.
A OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) foram pegos de "surpresa" e a maior preocupação vem de países sul africanos, altamente dependentes da venda de petróleo para os EUA. Esses países (parecem de certa forma com o Brasil) acharam que o petróleo seria eterno e não se prepararam para uma eventual queda, não de produção, mas de consumo. O que refletirá uma queda nos preços (lei da oferta e procura), esses países não possuem outras atividades que supram a venda dessa commoditie e assim sendo a receita (PIB) dos países cairá. Países esses que defendem um estado fornecedor de todos os insumos para a população e que não poderá mais arcar com essas despesas.
Qual será a saída? Provavelmente um povo mais pobre, maior desigualdade social e mais impostos. Tudo que a população e o mundo não querem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário