segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cartório

Somente em países subdesenvolvidos esse sistema arcaico existe.

Essa semana que passou se deu mais poder para uma instituição arcaica, os cartórios agora poderão arbitrar  em conciliações diminuindo assim a fila no judiciário. A primeira vista é uma solução boa e benéfica, pois diminuirá a fila de processos e assim ficará mais rápido, mas porque isso será feito em um cartório?
A função do cartório é dar fé pública a um documento, resumindo, presume-se que o cidadão está agindo de má fé (falsificando uma assinatura, ou algo) e que uma entidade vai dizer que você é você mesmo. A presunção de que todos são inocentes para o cartório não funciona.
Uma entidade que não existe em nenhuma parte do mundo (Civilizado) e somente em países subdesenvolvidos como o Brasil que ainda sobrevive uma entidade que não agrega nada a sociedade e muito pelo contrário, nos tira dinheiro e obriga a provarmos nossa inocência e idoneidade.
No caso de arbitrar sobre pequenas conciliações, o que deveriam existir são mais tribunais, mais juízes, menos burocracia, não criar mais cabide de empregos em cartórios.

Quando mudaremos esses pensamentos arcaicos para algum mais civilizado e moderno? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário