quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Escola ou Depósito de Alunos?

O que ou melhor, no que, se transformaram as escolas públicas do Brasil?

Ainda me lembro da época que sinônimo de escola boa era escola pública, bons tempos...
Mas o que mudou na educação para transformar o que era melhor em o que temos de pior hoje?
Alguns pontos cruciais foram alterados, sendo eles:

1- Profissionais mal preparados - Hoje os profissionais da educação vivem de doações e não de salário, hoje no estado de São Paulo é de cerca de R$ 1780,00 por mês ( de acordo com o site http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/10/04/salario-de-professor-em-sao-paulo-e-pouco-atraente.htm). Qual profissional que estuda quatro anos em uma universidade, presta concurso para entrar e ganhar esse salário?
Infelizmente os profissionais que temos hoje em dia fazem por amor a profissão, uma das mais belas diga-se de passagem, mas não por remuneração, e isso acaba não atraindo os melhores profissionais e os mais bem preparados. Em outros países do mundo, essa é uma das profissões mais valorizadas, o que é correto, pois os professores estão preparando os profissionais do futuro, será que é por isso que falta mão de obra qualificada no Brasil? Mas isso é assunto para outra conversa.

2- Reprovação - Muitos estudiosos e teóricos do magistério acabaram adotando uma linha de raciocínio que é aplicada hoje em dia nas escolas, de não haver a reprovação. Imaginando que o aluno que teve alguma deficiência no aprendizado de alguma matéria, conseguirá se recuperar no ano seguinte. Será mesmo que consegue? ou que acontece é, já que não reprova, para que estudar? A teoria é linda, porém na prática o que está acontecendo é que alunos que estão indo para a faculdade mal estão sabendo ler e escrever (ou melhor, interpretar o que lêem e escrevem, os famosos analfabetos funcionais) e assim a faculdade está tendo que fazer o papel da escola primária e não ensinando uma profissão.
Outro ponto importante, esse método está premiando o mal aluno, aquele que não se esforçou, pois o que se esforça e estuda não terá ganho nada (claro que ele ganha conhecimento, mas uma criança não vê isso como ganho ainda) a mais do que aquele que ficou o dia todo soltando "pipa", então porque estudar?
Alguns poderão falar que isso diminuiu a evasão escolar, até realmente pode ter diminuído, e para o MEC esse ponto é muito importante, mais alunos na escola, mas em que escola? a de fachada apenas.
Esse ponto me leva ao item 3

3- Albergue ou escola - As escolas hoje fazem de tudo, menos ensinar. É merenda, é uniforme, é todo material doado pelo estado ou prefeitura, concordo que muitos alunos não tem o que comer, tem dificuldades, mas esse assistencialismo está transformando a escola apenas em um local para se comer e não aprender. Caso não tenha merenda, vários alunos nem aparecem na escola. O que como no item 2, provavelmente diminuiu a evazão escolar, mas com certeza isso não melhorou o ensino.

O que falta para uma educação boa, não é recurso, mas qualidade aonde esse recurso (entenda-se dinheiro) é aplicado, as escolas particulares (algumas claro que não mas a maioria) estão na frente por justamente entenderem que o mundo não é tão bonzinho quanto alguns educadores teóricos acreditam que seja. Uma empresa não contratará um funcionário que mal sabe ler para um cargo que exija isso.
Se a escola não ensinar a vida ensinará e da pior forma possível, na porrada.

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